Lançando o olhar na saga do desenvolvimento humano, é possível perceber que a experiência da apreciação estética assume contornos variados, especialmente nos fenômenos relacionados ao binômio: arte e consumo. Nos domínios cênicos, um passeio histórico mostra como o Teatro se modifica à medida que a sociedade se transforma, quando capta e difunde nuances do convívio público nas diferentes esferas sociais. Atualmente o esvaziamento de platéias, nos leva a pensar o Teatro com foco na audiência: a platéia como agente indispensável à representação, cuja origem remonta ao termo grego théatron: lugar onde se assiste a um espetáculo.
O fenômeno da evasão, que ocorre em todo o mundo, é percebido com mais intensidade na cena pernambucana. Ao longo das três últimas décadas um crescente afastamento do público das casas de espetáculos é percebido pela comunidade teatral do Recife, que já foi reconhecida como o terceiro pólo de produção do país.
No âmbito nacional é evidente que as limitações da educação formal associado ao agravamento da violência urbana constitui um cenário impróprio para o convívio social. Há um desencantamento generalizado que contribui, por exemplo, para não se ir ao teatro num domingo à noite. Nesse caso outras opções de entretenimento como a televisão ou home vídeos, parecem substituir a apreciação de espetáculos. Tal relação se expressa na pesquisa de indicadores culturais realizado pelo IBGE em 2003, quando mostra que ir ao teatro compromete 0,5% do orçamento familiar, enquanto o aluguel de filmes em DVD 1,6%.
A escassez de fontes de pesquisa e referências bibliográficas determinou a necessidade de levantamentos primários nos dados contábeis de quatro teatros do Recife. É exatamente nos teatros Barreto Júnior, Parque, Santa Isabel e Valdemar de Oliveira que se concentra expressiva parte da produção local. A delimitação do universo da pesquisa bem como a base de dados coletada define com precisão a amostragem proposta no presente estudo.
Interessados pelo assunto, podem solicitar a pesquisa na íntegra pelo e-mail: universopontes@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário